sexta-feira, 11 de julho de 2008

Núcleo Teatral "Filhos da Dita", Cid.Tiradentes, Z/L - SP

Quem somos ? O que fazemos?


Em outubro de 1989, Lino Rojas inicia o projeto “Semear Asas” na Oficina Cultural Luiz Gonzaga para jovens do bairro de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, com o objetivo de formar “atores orgânicos”, capazes de compreender seu corpo, sua voz, seus sentimentos, sua realidade, suas raízes culturais e, à partir disso, criar, produzir, administrar e difundir seu trabalho artístico.

Ao final de um ano, cerca de 20 jovens dos mais de 100 que haviam passado pelas oficinas e tinham se identificado com a proposta, formaram a Companhia Artística Pombas Urbanas.

O grupo passou a trabalhar um ator que busca uma Arte de excelência, discerne e explora a vida e os conflitos humanos de diferentes contextos sociais e compromete-se em levar sua Arte aos setores mais amplos possíveis da sociedade. Com esta prática, criou textos, montou espetáculos, participou de encontros e festivais pela América Latina, apresentou suas peças em teatros do centro de São Paulo e em centenas de praças, terrenos e escolas da periferia da cidade.

Em julho de 1995, depois de acumular uma intensa bagagem sob orientação de Lino, os jovens atores do Pombas Urbanas começam a ministrar uma série de oficinas teatrais em vários bairros da periferia de São Paulo transferindo seu processo de formação teatral.

Em 2004 o Instituto Pombas Urbanas pousa em Cidade Tiradentes num galpão abandonado sem teto, chão quebrado, sem luz e sem água. Neste local, instala sua sede e em meio a ruínas, iniciam os cursos de teatro para jovens. Após várias oficinas, forma-se o primeiro Núcleo Jovem de Teatro do Centro Cultural Arte em Construção. Passados dois anos, este Núcleo de 10 ''jovens teatreiros” forma o “Núcleo Teatral Filhos da Dita”, em homenagem as mulheres deste bairro, guerreiras que todos os dias, confiam seus filhos às mais variadas adversidades. Assim cresceram estes jovens: com responsabilidades, sonhos, desejos que tentam viabilizar das mais variadas formas e com uma força incrível de viver e fazer arte.

Cabe a nós, Pombas Urbanas, orientá-los pelo caminho da Arte para que toda a comunidade se emocione e se reconheça ao ver encenadas suas histórias, suas alegrias, tristezas e tragicomédias representados por seus filhos, filhos do bairro, os jovens “Filhos da Dita”.

Nenhum comentário: